domingo, 10 de outubro de 2010

AUTOMÓVEIS ECOLÓGICOS: a corrida já começou

Várias tecnologias prometem emitir menos poluentes e ser mais sustentáveis. Qual vai ganhar?

HIDROGÊNIO
>COMO SE MOVE: O hidrogênio que move o motor pode ser retirado de substâncias como combustíveis fósseis, água e até urina.
>VELOCIDADE: um protótipo atingiu 331,68 km/h em uma pista de testes nos EUA.
>ECONOMIA: Ainda não é possível calcular.
>POLUENTES: Ao rodar, a geração de energia resulta em água, portanto não polui. Mas ainda não descobriram um jeito de extrair hidrogênio sem gastar muita energia.
>PREÇO: Não está disponível em larga escala. A Honda produziu 200 modelos do FCX Clarity para consumidores selecionados, e um leasing de US$ 600 (cerca de R$ 1.100) por mês, por 3 anos.
>NA RUA: Deve levar no mínimo 10 anos para se popularizar.
>VEREDITO: 3º lugar. Ainda é caro e difícil obter hidrogênio - sem contar que não há rede de abastecimento.
Modelo FCX Clarity movido por hidrogênio


HÍBRIDO
>COMO SE MOVE: Tem dois motores: um elétrico e um a diesel ou gasolina, para dar uma força quando o carro precisa de potência extra.
>VELOCIDADE: O desempenho é quase igual ao dos carros tradicionais.
>ECONOMIA: O Toyota Prius faz 21 quilômetros por litro de gasolina, quase o dobro dos carros comuns.
>POLUENTES: Usam combustíveis tradicionais e emitem CO2 mas bem menos que um carro comum. As baterias podem ser nocivas, mas as mais modernas podem ser recicladas.
>PREÇO: De US$ 19,8 mil ou R$ 35.640 (Honda Insight) a US$ 104 mil ou R$ 187,2 mil (Lexus LS 600h L), nos EUA.
>NA RUA: Desde a década de 1990.
>VEREDITO: 2º Lugar. Emite poluentes, mas já está nas ruas e pode ser abastecido na rede existente.
Modelos Honda Insight
Modelo Toyota Prius
ELÉTRICO
>COMO SE MOVE: É alimentado exclusivamente de energia elétrica.
>VELOCIDADE: Hoje baixa, em torno de 80km/h.
>ECONOMIA: Um modelo elétrico deve consumir R$ 0,03 por quilômetro. Os tradicionais saem por R$ 0,25.
>POLUENTES: Roda sem emissão de gases e não polui o ambiente, mas esbarra no velho problema das baterias, que podem poluir mananciais de água se descartadas incorretamente.
>PREÇO: O indiano REVAi custa R$ 78.075 no Brasil. Outros modelos, como o chinês Flybo, são vendidos por até US$ 18 mil em outros países.
>NA RUA: desde os anos 90.
>VEREDITO: 1º lugar: O modelo de negócio do Better Place pode fazer diferença para valer no futuro.
Modelo REVAi

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