sábado, 11 de junho de 2011

UMA SINALIZAÇÃO PARA O CONSUMO SUSTENTÁVEL

Atentos ao pode se escolha de um consumidor mais consciente dos impactos do consumo para o planeta, as empresas têm adotado, voluntariamente, cada mais os selos de certificação. Você sabe reconhecê-los? Nas prateleiras eles funcionam como uma sinalização para uma escolha responsável. Sua presença na embalagem significa "siga em frente" na hora de levá-lo para casa: o produto atendeu a uma série de processos e requisitos socioambientais ao ser produzido. Mas não basta conquistar o selo. Periodicamente as empresas devem comprovar que mantêm as práticas corretas. A extração adequada de matéria-prima, o uso racional dos recursos naturais, a proteção à biodiversidade, o respeito às leis trabalhistas são alguns dos requísitos para obter certificações. Portanto fique de olho nas estampas "verdes" e não entre na contramão do consumo consciente.


DIVERSIDADE CRESCENTE

O número de selos não para de aumentar. Esse crescimento pode ser visto pela certificação nos mais variados segmentos: redução e compensação das emissões de carbono, uso da água, manejo florestal adequado, boas práticas na pecuária, produção marinha e agricultura, biocombustíveis, construção e design ecológicos, conservação da biodiversidade e bioplásticos compostáveis.

SELOS
>ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO
O selo internaional Leed (Liderança em Energia e Design Ambiental) é um dos que certificam edificações que minimizam impactos ambientais, na construção e na operação, pelo uso de materiais renováveis, economia de água, energia e gás, descarte correto de resíduos, etc. [www.usgbc.org/leed]

>PRODUTOS FLORESTAIS
Certificam madeira, lenha, fibras naturais, sementes e seus derivados: móveis, papel, lápis etc. Entre os mais conhecidos, o internacional FSC (Forest Stewardship Council), e o nacional Cerflor (Certificação Florestal), gerido pelo Inmetro, que atestam não apenas a origm da matéria-prima, mas também todo o processo produtivo de cada produto.
[www.fsc.org.br]
[www.inmetro.gov.br]


>ELETRODOMÉSTICOS
No Brasil, o selo PROCEL indica o eletrodomésticos de melhor eficiência energética em cada categoria. É auditado pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, da Eletrobras
[www.eletrobras.gov.br/procel]

>ALIMENTOS
Há vários selos regionais que certificam produtos agrícolas, como frutas, café, cacau e chás. O International Rainforest Alliance Certified é concedido pela Imaflora no Brasil e leva em conta aspectos como respeito à biodiversidade e às condições trabalhistas.
[www.imaflora.org]


>ORGÂNICOS E COSMÉTICOS
Os selos garantem a procedência e a produção de alimentos, cosméticos, algodão e até produtos de limpeza orgânicos. Para o nacional Ecocert, os alimentos processados devem conter um mínimo de 95% de ingredientes orgânicos. Já o selo do IBD (Instituo Biodinâmico), também nacional, certifica também hotéis e restaurantes que usam esses produtos.
[www.ecocert.com.br]
[www.ibd.com.br]



QUEM CERTIFICA?

A própria empresa envolvida no negócio estabelece critérios para seus fornecedores e verifica seu cumprimento.
Associações de classe: empresas do setor definem normas para  produção sustentável de todo o segmento, certificando aquelas que as atendem.
ONGs e entidades públicas:definem os critérios da certificação e fiscalizam sua aplicação.


Saiba mais sobre estes e outros selos de certificação em : http://abr.io/selosverdes


FONTE: NOVA ESCOLA - Nº 243 - JUNHO/JULHO 2011 - Planeta Sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário